Select Page

Micro Learning: benefícios em treinamentos corporativos

 

Sabemos que hoje em dia manter uma equipe motivada é essencial para uma empresa se manter competitiva no mercado. Para isso, realizar treinamentos corporativos é o caminho. Mas muitas vezes é questionado se o custo e o tempo gastos com o planejamento vale a pena.

É ai que entra o EAD, ajudando as empresas a terem eficiência e economia em seus treinamentos corporativos.

O problema que surge em seguida é manter as pessoas focadas nesses treinamentos por muito tempo.

Pesquisas revelam que a média do ser humano em se manter concentrado caiu de 12 segundos (em 2000), para 8 segundos em 2013. Esta redução ocorre pela chegada dos smartphones e tablets e este, é um cenário que torna visível a tendência Micro Learning.

 

Mas afinal, o que é Micro Learning?

 

É um método utilizado no EAD, que lida com unidades de aprendizagem menores, em menos tempo para conseguir mais foco. Mas isso não quer dizer que o assunto não é aprofundado, ou que tem menos conteúdo e sim que é divido em pequenos temas de mais ou menos 5 minutos.

Por exemplo, se a empresa quiser fazer um treinamento sobre vendas, em vez de realizar um de 1h30 contendo tudo que o colaborador precisa saber, é feito mini treinamentos corporativos com cada tema que seria abordado no treinamento maior.

Assim é possível reter o conhecimento mais facilmente, por diminuir nossa carga cognitiva, e também possibilita que o aluno faça apenas o treinamento que lhe é necessário.

 

Pontos positivos do Micro Learning

 

– Pode ser acessado em qualquer dispositivo, a qualquer hora e lugar;

– Custo e tempo de produção menor;

– Colaborador assiste o que lhe faz falta na hora e assim já coloca em prática;

– Rápido, depende de menos tempo dos colaboradores;

– Personalizável, pode se fazer mídias diferente para cada segmento da empresa;

Mídia rica, pois se utiliza métodos de engajamento como vídeos, podcasts, gamificação, cases, etc;

 

Capacitar os nossos colaboradores é essencial para o sucesso da empresa e o Micro Learning veio para ajudar a realizar mais treinamentos com eficiência. E assim, trazendo cada vez mais resultados tanto para a empresa, quanto para o colaborador.